popup arrow pop connector1 pop connector2 pop connector3
Linde Gases Ltda
Alameda Mamoré, 989 - 12º andar - Alphaville
06454-040 - Barueri - SP
Brasil
Tel.:0800 725 4633
Fax:11 2136-2736
E-mail:cliente.lg.br@linde.com

Congelamento e resfriamento

Sabe-se que existem diferentes métodos para congelar os alimentos e que todos eles exigem uma rápida redução da temperatura sem alterar as características iniciais do produto, tais como, aparência, sabor, cor e odor. Este resultado deve ser obtido sem afetar a rentabilidade do negócio.


A velocidade de congelamento é o fator de maior importância para a conservação e qualidade dos alimentos. Com o congelamento criogênico (injetando-se nitrogênio líquido a –196ºC) as características do produto são completamente inalteradas. Isto se deve à formação de micro-cristais de gelo, evitando, assim, possíveis danos à estrutura das paredes celulares, readquirindo a consistência e aparência original após o degelo. Além disso, não temos desidratação do alimento, correspondente à perda de peso.

A refrigeração com dióxido de carbono têm diferentes aplicações. Sua principal utilização é na manutenção da temperatura dos alimentos durante a estocagem e o transporte, como neve carbônica. Além disso, é utilizado na produção de alimentos processados para assegurar baixa temperatura e atmosfera inerte que, aliadas às características bacteriostáticas do CO2, inibem o crescimento microbiológico, conservando a qualidade final do produto.

A chave para alcançar esses benefícios é a oferta de uma solução integral e adequada às necessidades individuais de cada empresa. Para isso, a LINDE possui equipamentos criogênicos - contínuos ou por batelada - com tecnologia de ponta, que oferecem soluções para estas necessidades.


Congelamento e resfriamento